Portugal

Ciência das Plantas ** Agricultura, Horticultura & Floresta ** Melhoramento Vegetal ** Proteção das Plantas
Luz solar em Açúcares ** Alimento & Nutrição ** Conservação Ambiental ** Redução dos efeitos das Alterações Climáticas ** Bioproductos Inteligentes
Biodiversidade ** Sustentabilidade ** Recursos Renováveis
Educação & Arte
O quarto dia internacional do fascínio das plantas "Fascination of Plants Day 2017” será organizado repetir sob a égide da European Plant Science Organisation (EPSO). Pretende-se com esta iniciativa fazer com que o maior número possível de pessoas em todo o mundo desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque.

Todos estão convidados a aderir a esta iniciativa!

Convidamo-lo desde já a organizar no dia 18 de maio de uma atividade fascinante relacionada com as plantas, atraindo e interagindo com o público. O dia 18 de maio deverá ser o principal Dia do Fascínio das Plantas e a maioria dos eventos deverão organizados neste dia. Contudo, se não for possível, os eventos poderão ser organizados em qualquer dia da mês de maio. Para isso, basta contactar o seu Coordenador Nacional ou o Coordenador EPSO para discutir, ter acesso e obter mais informações sobre o projeto conjunto "Fascination of Plants Day”. O logótipo do “Fascination of Plants Day” pode ser descarregado livremente a partir do “PR-toolbox” nesta página (ver “Main Menu”) e deve ser utilizado em todos os documentos, páginas web, cartazes, panfletos e outras publicações relacionadas com este dia.

Convidamos todos a juntarem-se a nós, desde escolas a horticultores e todos aqueles que sintam poder contribuir para esta iniciativa. Internacionalmente, muitas instituições de investigação de plantas, universidades, jardins botânicos e museus, em conjunto com agricultores e empresas, participaram no “Fascination of Plants Day 2012, 2013 e 2015”, com uma variedade de eventos inspirados nas plantas, para toda a família – para aceder aos eventos realizados em 2012, 2013 e 2015 em Portugal, basta clicar em “Countries”, depois em “Portugal” e seguidamente em “História de Sucesso”. Os meios de comunicação social são mais uma vez convidados a associar-se a esta iniciativa. Cientistas, agricultores, políticos e industriais deverão disponibilizar-se para discutir com eles a investigação mais recente, os últimos avanços no mundo da ciência das plantas e todas as novas aplicações que esta ciência pode oferecer.

A iniciativa “Fascination of Plants Day” será baseada numa série de eventos em espaços públicos, teatros, cafés, praças centrais e parques, projetados para pôr todas as pessoas a pensar sobre as plantas.

As plantas são fascinantes! A partir de uma pequena semente, lançada ao solo, muitas vidas verdes podem surgir, desde pequenas ervas até grandes árvores, ou desde flores ornamentais às culturas de que todos os animais e seres humanos precisam para sobreviver neste planeta. Os biólogos estimam que o número total de espécies de plantas deve ser cerca de 250.000. Esperamos, com esta iniciativa conjunta, voltar a semear muitas sementes virtuais capazes de germinar na mente coletiva da opinião pública Europeia e Mundial, lembrando a importância da investigação em plantas para a paisagem social e ambiental, agora e no futuro.

● Almada: Visita Guiada ao Chão das Artes – Jardim Botânico
● Almada: Oficinas de Materiais do Jardim
● 5300 – 855 Bragança: Dia do Fascínio das Plantas
● Cantanhede: Plantas à nossa volta
● Caparica: As plantas do campus da Caparica
● Castelo Branco: Agricultura e Alimentação. Novas perspectivas
● Évora: Welwitschia mirabilis, o ornitorrinco vegetal?
● Faro: Um Algarve - Dois Espaços: Serra e Sapal
● Lisbon: Medicinal plants: an antibiotic source
● Lisboa: Visita Guiada Museu Nacional de História Natural e da Ciência
● Lisboa: Visita Guiada Jardim Botânico Tropical
● Lisboa: Atividades exploratórias
● Lisboa: Sabores e Saberes da Natureza. Frutos e Derivados
● Moura: O fascínio das plantas na Horta Comunitária de Moura
● Oeiras: ITQB NOVA Open Day /dias de portas abertas
● Oeiras: [RoundTable] The role of plants for Food Security and Sustainability
● Oeiras: Visita guiada ao Pomar da ‘Noz-Pecan’
● Porto: Plantas e Farmácia: Experiências no Laboratório
● Porto: Fascínio das Plantas - Salão Nobre FFUP/ICBAS
● Sintra: Há Vida na Terra: Plantas. Luz. Solo
● Sintra: Trilhos da Natureza
● S. Pedro Fins - Maia: Fascínio das plantas medicinais
● Vila Nova de Gaia: As dunas não são divãs - a flora dunar
● Vila Nova de Gaia: Visita guiada à coleção de Camélias . . .
● Vila Nova de Gaia: Um passeio pelas árvores do Parque Biológico de Gaia

no submissions

Estas instituições vão participar no "Fascination of Plants Day 2017". Se você também quiser aderir a esta iniciativa, basta contactar o seu coordenador nacional Nelson Saibo.

IHC (Institute of Contemporary History)
CEHFCi group, University of Évora
Évora
http://ihc.fcsh.unl.pt/en

  • -- Welwitschia mirabilis, o ornitorrinco vegetal?
    Apresentação e debate sobre a famosa planta do deserto do Namibe, Welwitschia mirabilis, que terá lugar na Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora e que pretende deste modo envolver os alunos do 10º ao 12ºanos.
    Welwitschia mirabilis, the vegetable platypus?
    - presentation
    - 18.05.2017
    - Escola Secundária Gabriel Pereira
    Grupo destinatario:students, Teachers
    organizadora : Sara Albuquerque sma@uevora.pt

REQUIMTE/LAQV, Laboratory of Pharmacognosy,
Faculty of Farmacy, University of Porto
Porto

  • -- Plantas e Farmácia: Experiências no Laboratório
    Desde a Antiguidade que as plantas são usadas como recurso terapêutico devido ao seu fácil acesso e propriedades medicinais. No dia do Fascínio das Plantas, o Laboratório de Farmacognosia abre as portas à comunidade para mostrar várias experiências científicas que permitirão perceber o percurso entre a obtenção de moléculas com atividade terapêutica a partir de plantas, e o seu uso em Medicina.
    Plants and Pharmacy: Experiments in the Laboratory
    - open day
    - 20.05.2017 10-13h
    - Laboratório de Farmacognosia, REQUIMTE/LAQV
    Destinatários: Todos :
    a organizadora : Paula B. Andrade - pandrade@ff.up.pt

CBIOS-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Campo Grande, 376, 1749-024 Lisbon
http://cbios.ulusofona.pt/food-sciences-and-phytochemistry-fsp/

  • -- Medicinal plants: an antibiotic source
    As plantas medicinais e os compostos de origem natural representam uma fonte única de compostos protótipo, importantes no desenvolvimento de fármacos. Muitos destes metabolitos naturais são usados no tratamento de infecções bacterianas. Esta demonstração, pretende exemplificar este interesse no uso das plantas com diversos extractos e composto antimicrobianos, que podem resultar em novos antibióticos usados no combate à resistência antimicrobiana.
    Medicinal plants and compounds of natural origin represent a unique source of lead compounds important for the drug development. Many natural metabolites are used for the treatment of bacterial infections. This demonstration aims to exemplify this interesting use of plants with several antimicrobial extracts and compounds that may result in new antibiotics used to tackle antimicrobial resistance.
    - Performance
    - 18.05.2017
    - CBIOS-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
    Destinatários: everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students
    o organizador | a organizadora : Patrícia Rijo - patricia.rijo@ulusofona.pt
    http://cbios.ulusofona.pt/food-sciences-and-phytochemistry-fsp/

ITQB NOVA
Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier Universidade Nova de Lisboa Av. da República,
2780-157 Oeiras Portugal
www.itqb.unl.pt

  • -- ITQB NOVA Open Day
    Um dia de portas abertas com actividades para todas as idades e visitas aos laboratórios. Fique a saber um pouco mais sobre os projectos de investigação, converse com os investigadores, experimente ser um cientista. Aprenda como a ciência pode ser medida e deixe-se fascinar pelas plantas que investigamos.
    - open day
    - 27-05-2017
    - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier Universidade Nova de Lisboa Av. da República, 2780-157 Oeiras Portugal
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals
    a organizadora : Joana Lobo Antunes | joanala@itqb.unl.pt | +351 214469315

Universidade do Algarve - ESEC
Faro
www.esec.ualg.pt

  • -- Um Algarve
    Dois Espaços: Serra e Sapal

    Exposição de plantas que caracterizam os espaços de Serra e de Sapal na região do Algarve. Apresentação das plantas que se encontram na zona da praia, duna embrionária, duna primária, duna secundária e sapal. Amostragem do ambiente de Serra, através de fotografias das plantas e de herbários. Exibição de detalhes das plantas obtidos por observação com recurso à lupa binocular (micro-exposição).
    - exhibition
    - 18-05-2017
    - ESEC – Universidade do Algarve
    Campus da Penha, 8005-239 Faro
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals
    o organizador | a organizadora : Ana Cristina Coelho | acoelho@ualg.pt
    (+351) 919073178

Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea,
O Chão das Artes – Jardim Botânico
4. Rua da Cerca, 2800-050 Almada
www.m-almada.pt/casadacerca

  • -- Visita Guiada ao Chão das Artes – Jardim Botânico
    Visita guiada de conhecimento e exploração do jardim Botânico que desde 2001 tem desenvolvido um projeto que explora a ligação entre a Arte e a Ciência através da existência de uma coleção de plantas que fornecem a matéria-prima para o fabrico de materiais utilizados, direta ou indiretamente, na prática artística.
    - guided tour
    - 18.05.2017 - 15h00
    - Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, O Chão das Artes – Jardim Botânico Rua da Cerca, 2800-050 Almada
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals, journalists
    o organizador | a organizadora : Sónia Francisco | sfrancisco@cma.m-almada.pt | +351 21 2724950
    www.m-almada.pt/casadacerca

Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea,
O Chão das Artes – Jardim Botânico
Rua da Cerca, 2800-050 Almada
www.m-almada.pt/casadacerca

  • -- Oficinas de Materiais do Jardim
    Explorando os materiais do jardim, vão-se fabricar papéis de plantas, papel de papiro, tintas de plantas. Vão-se usar essas tintas para pintar no papel e para tingir diferentes fibras vegetais ou animais utilizando técnicas diferentes, incluindo algumas baseadas em processos alternativos.
    workshop workshop
    - Maio: 3, 10, 17, 24 e 31 (papéis de plantas, papiros, tintas , tinturaria I e II) das 15h às 17h.
    - Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, O Chão das Artes – Jardim Botânico Rua da Cerca, 2800-050 Almada
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals, Journalists
    o organizador | a organizadora : Sónia Francisco | sfrancisco@cma.m-almada.pt | +351 21 2724950
    www.m-almada.pt/casadacerca

Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Santa Apolónia, 5300 – 855 Bragança
www.ipb.pt

  • -- Dia do Fascínio das Plantas
    O evento parte da produção de mais de 20000 plantas hortícolas, aromáticas e florestais para distribuição à população pelos alunos do IPB, em dois locais públicos de grande movimento da cidade de Bragança, Praça da Sé e Parque do Eixo Atlântico. Simultaneamente são desenvolvidas atividades pedagógicas, criativas e lúdicas com as crianças das Escolas e os utentes das IPSS, subordinadas ao tema do uso e importância das plantas e, há exibições musicais e outras, por grupos organizados de estudantes do IPB (Tunas, Grupos de Estudantes Internacionais, etc…). Para o evento são pois, convidadas todas as escolas de todos os níveis de ensino da cidade de Bragança e ainda as Associações de Solidariedade Social, que podem vir apenas participar ou desenvolver também atividades no âmbito do uso e importância das plantas. Os dois locais de desenvolvimento de atividades, movimentam milhares de pessoas, crianças, jovens, idosos e população em geral, dando uma movimentação e um colorido à cidade que, anualmente conta já com esta iniciativa (que tem aqui sido realizada tdoos os anos desde a sua criação) e a ela adere com entusiasmo.
    - Distribuição pública realizada pelos alunos, de plantas produzidas nas estufas do IPB
    - 18.05.2017
    - Instituto Politécnico de Bragança Campus de Santa Apolónia, 5300 – 855 Bragança
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals, journalists
    o organizador | a organizadora : Anabela Martins | giape@ipb.pt | 961259717
    http://portal3.ipb.pt/..../dia-do-fascinio-plantas

ADCMoura - Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura
Rua das Hortas, Bairro do Sete e Meio, Moura GPS 38.147996, -7.451616-010 Moura
www.adcmoura.pt

  • -- O fascínio das plantas na Horta Comunitária de Moura
    Visita guiada de conhecimento e exploração da Horta Comunitária de Moura seguida de actividades práticas, com espécies hortícolas, aromáticas e as consideradas “daninhas” ou adventícias, em que se procurará sensibilizar os destinatários para a importância das plantas na agricultura, na produção sustentável de alimentos, na saúde humana e na conservação do meio ambiente: histórias e adivinhas sobre plantas, provas de aromas e sabores, consociação e rotação de culturas, multiplicação de plantas e plantação de algumas espécies.
    - open day
    - 18 Maio
    - Rua das Hortas, Bairro do Sete e Meio, Moura
    GPS 38.147996, -7.451616
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals
    o organizador | a organizadora : Filipe Sousa | filipe.sousa@adcmoura.pt | +351 285254931
    http://ruadashortas.blopspot.pt/

Biocant Park
Parque Tecnológico de Cantanhede
3060-197 Cantanhede
www.biocant.pt

  • -- Plantas à nossa volta
    Pretende-se com este evento sensibilizar a população local para a importância das plantas e as suas aplicações no dia-a-dia, através de uma brochura que será distribuída em pontos estratégicos da cidade. No parque tecnológico os colaboradores serão convidados a conhecer as espécies existentes nos espaços verdes, através de alguns desafios lançados no início do dia. Durante a hora de almoço será disponibilizada uma planta dos jardins onde poderão observar as características de algumas espécies. No refeitório haverá informação sobre a celebração do dia e algumas curiosidades sobre as plantas.
    - open day
    - 18.05.2017
    - Parque Tecnológico de Cantanhede
    3060-197 Cantanhede
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals, jornalistas
    o organizador | a organizadora : Margarida Vieira | margarida.vieira@biocant.pt | +351 231 410 890
    www.centrocienciajunior.com/novidades/plantas.asp

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 56, 1250-102 Lisboa
www.museus.ulisboa.pt

  • -- Visita Guiada
    10h-11h00 O Herbário LISU
    11h-12h00 O Banco de Sementes A.L. Belo correia
    12h-13h00 A coleção de insetos do MUHNAC
    16h00-18h30 A sétima colina a 3 vozes

    Visitas guiadas ao Herbário LISU, ao banco de sementes e à coleção de insetos do MUHNAC pelos diferentes curadores. Tarde (16h00): A sétima colina a 3 vozes - Visita guiada em parceria com o Museu da Água e com o Museu de São Roque que conta a história da sétima colina de Lisboa. Tem início no Museu Nacional de História Natural e da Ciência sobre a história do edifício e do Jardim Botânico, continua no jardim do Príncipe Real para entrada na galeria subterrânea do Loreto (Museu da Água) e saída em São Pedro de Alcântara para contextualização sobre aquele convento e visita à Igreja e Museu de São Roque.
    - guided tour
    - 18.05.2017
    - MUHNAC Rua da Escola Politécnica, 56, 1250-102 Lisboa
    Destinatários: learners 10 - 14, students, professionals
    o organizador | a organizadora : Raquel Barata | rbarata@museus.ulisboa.pt | 210 443 516
    www.museus.ulisboa.pt

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 56, 1250-102 Lisboa
www.museus.ulisboa.pt

  • -- Atividades exploratórias
    10h-11h00 As plantas que comemos
    14h-15h30 As plantas que comemos
    14h-15h30 Reis da Europa Selvagem – podemos coexistir?

    Jogos interactivos para exploração das exposições Plantas e Povos e Reis da Europa Selvagem, destacando as questões associadas à sustentabilidade e conservação das plantas comestíveis e das florestas em geral.
    - hands on activities
    - 18.05.2017
    - Rua da Escola Politécnica, 56, 1250-102 Lisboa
    Destinatários: children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals
    o organizador | a organizadora : Raquel Barata | rbarata@museus.ulisboa.pt | 210 443 516

Jardim Botânico Tropical, Universidade de Lisboa
Largo dos Jerónimos, 1400-209 Lisboa
www.museus.ulisboa.pt

  • -- Visita Guiada
    10h-11h30 O Jardim Botânico Tropical e o indizível no Mundo Português
    14h-15h30 Reservas visitáveis do Palácio Calheta – O Museu Agrícola Colonial, facetas indizíveis

    Visitas guiadas ao Jardim Botânico Tropical e às reservas visitáveis do antigo Museu Agrícola Colonial, com destaque para as facetas indizíveis associadas a estas coleções, no âmbito do fascínio das plantas e do tema que celebra em 2017 o Dia Internacional dos Museus.
    - guided tour
    - 18.05.2017
    - Jardim Botânico Tropical, Universidade de Lisboa Largo dos Jerónimos, 1400-209 Lisboa
    Destinatários: Todos : learners 10 - 14, students, professionals
    o organizador | a organizadora : Raquel Barata | rbarata@museus.ulisboa.pt | 210 443 516
    www.museus.ulisboa.pt

Centro Ciência Viva de Sintra &
Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal,
com o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Sintra
www.cienciavivasintra.pt
www.spfv.pt/

  • -- Há Vida na Terra: Plantas. Luz. Solo
    O evento consiste na instalação da exposição interativa “Há Vida na Terra: Plantas. Luz. Solo”, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, durante a semana do Dia do Fascínio das Plantas. A exposição será visitada diariamente por escolas básicas convidadas e acompanhadas por monitores da FCUL, que ajudarão os estudantes a tirarem todo o partido dos procedimentos experimentais associados à exposição. Paralelamente, decorrerá, na FCUL, no CCVS e na Escola Básica do Pinhal Novo, um conjunto de palestras sobre aspetos diversos da biologia das plantas. A iniciativa encerrará com uma Palestra/Concerto "Como As Árvores se tornam Música". Mas como se dá essa transformação? A resposta vai ser dada pela Investigadora do Centro de Estudos Florestais do ISA / UL Doutora Fernanda Bessa, com a participação da Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sintra, sob a direcção da maestrina Paula Pestana. ..
    - guided tour
    - presentation
    - exhibition
    competition concert
    - 18.05.2017
    - FCUL, CCVS e na Escola Básica do Pinhal Novo
    Centro Ciência Viva de Sintra Rua Carlos de Oliveira Carvalho, nº 19 Ribeira de Sintra 2710-540 Sintra
    Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal Departamento de Biologia Vegetal Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa 1749-016 Lisboa
    Destinatários: Todos : everybody, students, professionals
    o organizador | a organizadora : Fernanda Bessa | fbessa732@gmail.com | 919744905
    Jorge Marques da Silva | jmlsilva@fc.ul.pt | 919049653

Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa
Campus da Caparica, 2829-516 Caparica
www.fct.unl.pt/
www.fct.unl.pt/faculdade/departamentos#dcv
www.fct.unl.pt/faculdade/departamentos#dcea

  • -- As plantas do campus da Caparica
    Desafio fotográfico para captar a riqueza e diversidade botânica do campus da Caparica. As fotografias serão avaliadas pelo seu caracter estético e pelo seu significado botânico/ambiental ou impacto na sociedade humana. Os vencedores serão anunciados a 30 de maio, após uma conferência sobre plantas e humanos. A finalizar o evento, teremos uma visita guiada ao campus da FCT.
    - guided tour
    - seminar or lecture
    competition competition
    - 18.05.2017
    - Faculdade de Ciências e Tecnologia,
    Universidade NOVA de Lisboa
    Campus da Caparica, 2829-516 Caparica
    Destinatários: students, professionals
    o organizador | a organizadora : Carla Pinheiro | cm.pinheiro@fct.unl.pt | (+351) 212 948 530
    http://eventos.fct.unl.pt/fod17_caparica_campus . . .

Parques de Sintra – Monte da Lua
Sintra
www.parquesdesintra.pt

  • -- Trilhos da Natureza
    Visita conduzida por biólogos destinada a explorar a botânica do Parque da Pena e a importância da plantação de jardins românticos no século XIX como veículo para travar um processo de desertificação já bastante acentuado na Serra de Sintra. O visitante será conduzido por alguns dos trilhos mais representativos do Parque da Pena, numa descoberta surpreendente da vasta e diversa coleção de plantas autóctones e exóticas deste jardim.
    - guided tour
    - 18.05.2017
    - Estrada de Monserrate – Parque de Monserrate, 2710 – 405, Sintra, Parque da Pena
    Destinatários: everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals
    o organizador | a organizadora : Susana Morais | susana.morais@parquesdesintra.pt | (+351) 21 923 73 14 | (+351) 96 172 27 92

Farmácia Mendonça
Rua Central Arcos 1463, 4425-321, S. Pedro Fins - Maia
https://mendoncamai.farmaciasportuguesas.pt/ . . .

  • -- Fascínio das plantas medicinais
    Duas horas de conversa relaxada sobre a importância das plantas como fonte de fármacos usados em medicamentos, exemplificação da diversidade de produtos à base de plantas presentes nas farmácias, e aplicação de alguns métodos de obtenção de extractos de plantas medicinais, incluindo óleos essenciais.
    - open day
    - hands on activities
    - seminar or lecture
    - 18.05.2017
    - Farmácia Mendonça
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals, journalists
    o organizador | a organizadora : Joana Mendonça ou Darcília Mendonça | farmaciamendonca@gmail.com | 969019556
    https://www.facebook.com/events/741341639377211/ (only after 4th May) https://www.facebook.com/farmacia.mendonca.maia/

ITQB NOVA
Oeiras
www.itqb.unl.pt/

  • -- [RoundTable] The role of plants for Food Security and Sustainability
    This Round-Table will focus on subjects ranging from Plant breeding & biotechnology to Plant, IP issues in plant biotech, Challenges and Trends for the smallholder farmer and ways to improve their sustainability.

    Participants:
    Benvindo Maçãs (INIAV, breeder)
    Margarida Oliveira (ITQB NOVA, Plants, Biotechnology and Sustainability)
    Marta Ribeiro (ITQB NOVA, Knowledge and Tech Transfer Office)
    David Castro (Flocert, Fair trading)
    Lino Dias (Bayer, Smallholder farming)
    Moderator - Nélia Silva (Comunicland)
    competition round table
    - 07.04.2017
    - ITQB NOVA Av. da República 2780-157 Oeiras Portugal
    Destinatários: students, professionals
    www.itqb.unl.pt/events/seminars/ . . .

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Lisboa
https://ciencias.ulisboa.pt/

Instituto Nacional de Investigação Agrária a Veterinária
Oeiras
www.iniav.pt

  • -- Visita guiada ao Pomar da ‘Noz-Pecan’ [Carya illinoensis (Wangenh.) K. Koch], no Campus de Oeiras
    Visita Guiada
    A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia, até 15 de Maio, no horário pretendido. O nº de inscrições é limitado.

    Sabe que existem, em Oeiras, árvores cultivadas que dão frutos parecidos com a ‘nossa’ Noz, embora mais pequenos, muito saborosos, conhecidos como ‘Noz- pecan’ ou, também, ‘Cária’? Talvez já os tenham encontrado à venda no supermercado. Comem-se como frutos secos, também em gelados; são energéticos e ricos num óleo excelente para a cosmética. Originária da região do Sudeste dos Estados Unidos da América e Norte do México, esta árvore é o símbolo do Estado do Texas, sendo cultivada em outras regiões. Em Oeiras, as árvores encontram-se agora em plena floração. Na visita ao Pomar de Experimentação de árvores de ‘Noz-Pecan’ [Carya illinoensis (Wangenh.) K. Koch] no ‘Campus’ do INIAV em Oeiras, poderão observar-se partes da planta (folhas, flores, frutos).
    - guided tour
    - 18 de maio – duas sessões: 10:30 e 15:00h (com duração aproximada de 1:30 cada).
    - Av. Da República, Quinta do Marquês, 2780-157 Oeiras, Portugal
    Destinatários: Todos : everybody, students
    o organizador | a organizadora : Alexandra Abreu e Isabel Saraiva | alexandra.abreu@iniav.pt | (+351) 214 463713

FFUP/ICBAS
Porto
www.ff.up.pt

  • -- Fascínio das Plantas - Salão Nobre FFUP/ICBAS
    Inscrição:
    Participação gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até 3 dias úteis antes da data de inicio em: www.ff.up.pt
    Programa:
    9:00 Registo
    10:00 Abertura
    10:00-10:30 Actinia arguta: More than a small kiwi...
    Part I: Botany, Growing and Fruiting
    Filip Debersaques | Ghent University, Faculty of Bioscience Engineering, Applied Biosciences, Ghent, Belgium
    10:30-11:00 Actinia arguta: More than a small kiwi...
    Part II: Fruit Composition and Nutritive Value
    Piotr Latocha | Warsaw University of life and Sciences - SGGW, Department of Environmental Protection, Faculty of Horticulture, Biothecnology and Landscape Architecture, Warsaw, Poland
    11:00-11:30 Coffee break
    11:30-11:45 Actinia arguta (Kiwi berry): situação em Portugal
    Joana Santos | REQUINTE/LAQV/FFUP
    11:45-12:00 Coleostephus myconis: Uma espécie subvalorizada
    Silvia Bessada | REQUINTE/LAQV/FFUP
    12:00-12:30 Regresso à natureza - aplicação da diversidade genética dos parentes silvestres no melhoramento das culturas
    Eugénia Nunes | FCUP
    12:30-14:15 Almoço
    14:15-14:30 Valorização dos frutos de Quercus spp
    Ana Vinha | REQUINTE/LAQV/FFUP
    14:30-14:45 Estudos preliminares para avaliação de potenciais aplicações de Calluna vulgaris
    Diana Pinto | REQUINTE/LAQV/FFUP
    14:45-15:00 Macroalgas de aquacultura: Um estímulo à Economia Azul em Portugal
    Filipa Pimentel | REQUINTE/LAQV/FFUP
    15:00-15:15 Desafios na valorização de subprodutos do processamento do azeite
    Antónia Nunes | REQUINTE/LAQV/FFUP
    15:15-15:30 Coffea sp: do fruto ao subproduto
    Rita Alves | REQUINTE/LAQV/FFUP
    15:30-15:45 As mais-valias das plantas para a Indústria Cosmética
    Francisca Rodrigues | REQUINTE/LAQV/FFUP
    15:45-16:00 Subproduto da própolis como novo sistema de entrega de medicamentos
    Lizziane Francisco | University of Maringá, Brasil
    16:00-16:15 Biological activities of Melilotus officinalis and Lespedeza capitata for skin care and pharmaceutical applications
    Giulia Pastorino | Università degli Studi di Genova, Italy
    16:30 Encerramento

    Organização:
    Prof. Doutora Beatriz Oliveira
    Departamento de Ciências Químicas
    - presentation
    - seminar or lecture
    - 18.05.2017 - 9h00
    - Salão Nobre FFUP/ICBAS
    Destinatários: Todos : professionals
    o organizador | a organizadora : Prof. Doutora Beatriz Oliveira
    Departamento de Ciências Químicas
    beatoliv@ff.up.pt
    www.ff.up.pt

Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Quinta da Srª de Mércules, Apartado 119, 6001-909 Castelo Branco
www.ipcb.pt/ESA

  • -- Agricultura e Alimentação. Novas perspectivas
    Sob a temática da Agricultura e Alimentação, pretende-se num conjunto de palestras dar novas perspectivas para a qualidade da produção de alimentos e fazer um conjunto de workshops com a participação de todos os interessados o programa elaborado para o evento está disponivel em: https://www.facebook.com/events/206643753173402/
    - open day
    workshop workshop
    - 17.05.2017
    - Escola Superior Agrária de Castelo Branco (Anfiteatro A1)
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals
    o organizador | a organizadora : Fernanda Delgado | fdelgado@ipcb.pt | 00351 272339900
    FACEBOOK

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia - Parque Biológico de Gaia
Vila Nova de Gaia
http://www.parquebiologico.pt/

  • -- As dunas não são divãs - a flora dunar
    As dunas não são divãs - a flora dunar. As plantas das dunas suas adaptações ao meio e importância para a conservação. As plantas endémicas e a riqueza da flora dunar de Vila Nova de Gaia. Visita guiada à flora do Parque de Dunas da Aguda.
    - guided tour
    - 18 maio às 10h
    - Aguda, Vila Nova de Gaia. Lat. 41°
    3'13.23"N, long. 8°39'16.58"W.
    Destinatários: Todos : everybody
    o organizador | a organizadora : Henrique Nepomuceno Alves 917599071
    http://www.parquebiologico.pt/

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia - Parque Biológico de Gaia
Vila Nova de Gaia
http://www.parquebiologico.pt/

  • -- Visita guiada à coleção de Camélias do Parque da Quinta do Conde das Devesas
    Concentração marcada às 11h30, no Parque da Quinta do Conde das Devesas (Rua D. Leonor Teles, Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, junto à Caves de Vinho do Porto). Apresentação da história da quinta e visita à Coleção de Camélias (embora não seja a melhor época para ver Camélias, pois a sua floração é no Inverno).
    - guided tour
    - 18 maio às 11h30
    - Parque da Quinta do Conde das Devesas, Rua D. Leonor Teles, Santa Marinha, Vila Nova de Gaia,
    Lat. 41° 7'58.81"N, Long. 8°37'8.88"W
    Destinatários: Todos :
    o organizador | a organizadora : Henrique Nepomuceno Alves 917599071

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia - Parque Biológico de Gaia
Vila Nova de Gaia
http://www.parquebiologico.pt/

  • -- Um passeio pelas árvores do Parque Biológico de Gaia
    Percurso guiado pelo Parque Biológico de Gaia com especial orientação para as árvores.
    - guided tour
    - 18 de maio às 15h
    - Parque Biológico de Gaia , Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal. GPS: 41º 05' 48.50"N - 8º 33' 21.34"W.
    Destinatários: Todos :
    o organizador | a organizadora : Henrique N. Alves henrique@parquebiologico.pt 917599071
    http://www.parquebiologico.pt/